OSTEOPATIA E COLUNA VERTEBRAL

OSTEOPATIA NAS DISFUNÇÕES DA COLUNA VERTEBRAL
A lombalgia, mais conhecida como dor nas costas ou dor na coluna, é uma disfunção que afeta pessoas de idades variadas. De acordo com a OMS, 80% da população mundial pode apresentar sintomas de lombalgia no decorrer de sua vida.

A coluna lombar é formada por cinco vértebras (L1 a L5) que apresentam semelhanças. As vértebras unem-se entre si por um conjunto de ligamentos e músculos que possibilitam a mobilidade e a flexibilidade dos movimentos. Na coluna lombar, os discos intervertebrais amortecem o impacto durante o período que nos mantemos em pé.
Principais sintomas de Lombalgia:

*Quadro de dor que irradia para as pernas/ parte anterior e posterior das coxas.
*Dificuldade para manter-se por muito tempo sentado ou em pé.
*Quadro de dor com sensação de queimação, pontadas ou agulhadas na coluna.

Causas:

*Obesidade.
*Sedentarismo.
*Tabagismo, pois fumantes apresentam a circulação sanguínea na coluna reduzida em até 40% em decorrência do excesso de nicotina no sangue.
*Posturas inadequadas. Ao ficarmos muito tempo na mesma posição, os tecidos ao redor da coluna sofrem pressão, ocasionando quadro de dor.
*Fatores ambientais, nutricionais e emocionais.
*Disfunções viscerais (intestino preso, estômago, fígado, alterações do ciclo menstrual, entre outros).

Diagnóstico e tratamento:
O profissional de Osteopatia fará um diagnóstico claro e pontual das disfunções da coluna lombar, tratando a causa primária da dor, e não somente os sintomas.

A terapia osteopática utiliza a própria força muscular do paciente para auxiliar no alinhamento, equilíbrio e fortalecimento dos músculos e ligamentos que sustentam a coluna vertebral. Enquanto os tratamentos convencionais convergem para a coluna vertebral e nervos de modo isolado, a Osteopatia utiliza técnicas integrativas, seguras, eficazes e não-invasivas as quais possibilitam que a coluna vertebral se reposicione, propiciando um suporte maior para a região lombar. As técnicas osteopáticas não atuam apenas na coluna, mas, sim, no corpo como um todo, buscando recuperar o equilíbrio da mecânica humana.

Para isso, o profissional de osteopatia utilizará:
*Descompressão dos discos invertebrais
*Manipulação das articulações e vértebras
*Manipulação visceral
*Técnicas específicas para músculos, ligamentos, fáscias e artérias
*Manipulação craniana.

Normalmente, em poucas sessões consegue-se o alívio ou a solução para as disfunções na coluna lombar, levando-se em conta o histórico de cada paciente, assim como o tempo de instalação do problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *