NEUROMA DE MORTON
Neuroma de Morton é uma neuropatia periférica e qualifica-se por uma degeneração das fibras nervosas do pé, mais frequentemente entre o 3º e o 4º dedo, causando dor e desconforto.
As causas são desconhecidas, porém o distúrbio pode estar associado a uma resposta do nervo do pé a alguma irritação, inflamação, tensão, lesão, traumatismo, bursites ou cistos.
Comumente, os motivos que levam uma pessoa a desenvolver Neuroma de Morton estão ligados a algum fator de risco:
- Uso prolongado de sapatos com salto alto e/ou bico fino, sapatos apertados ou mal adaptados, pois exercem pressão sobre os dedos dos pés.
- Atividades esportivas de alto impacto, como por exemplo, corrida, assim como esportes que exigem uso de sapatos apertados, como o esqui e a escalada.
- Pessoas que apresentam joanetes, pé chato, arcos do pé altos entre outras alterações.
- Sobrepeso aumenta as chances de compressão do nervo próximo aos dedos, pois o pé fica sobrecarregado.
Mulheres em pós-menopausa em decorrência das alterações hormonais.
Os principais sintomas apresentados por quem sofre com Neuroma de Morton são:
- Queimação, formigamento e dormência na região afetada pela lesão.
Sensação de choque nos dedos dos pés. - Dor intensa e constante na parte inferior do pé. Normalmente, a dor começa na parte anterior do pé e reflete na parte posterior.
- Incômodo ao pressionar o pedal ao dirigir ou andar de bicicleta.
O tratamento osteopático irá ajudar através de alongamento da fáscia plantar e flexores dos dedos, assim como ampliará a flexibilidade da área afetada, liberando os tendões e ligamentos, pois atuará diretamente sobre o nervo acometido.
A substituição de calçados por modelos mais confortáveis, sem saltos e bicos finos, e o uso de palmilhas também contribuem para minimizar os sintomas.