OSTEOPATIA NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA
Fibromialgia é uma doença reumatológica crônica, complexa e que apresenta quadro de dor generalizado, não havendo um exame específico para constatá-la.
SINTOMAS:
- DOR POR TODO O CORPO (mais evidente nos músculos, tendões e ligamentos). Muitas vezes, é confundida com artrite rematoide, pois o paciente relata rigidez ao acordar ou quando se mantém na mesma posição por tempo prolongado. Existem 18 pontos dolorosos sensíveis ao toque e à pressão, denominados pontos-gatilho.
- CANSAÇO CONSTANTE, com maior intensidade ao acordar, dificultando os afazeres mais simples do cotidiano do paciente.
TRANSTORNOS NO SONO. O paciente queixa-se de acordar muitas vezes durante a noite ou dificuldade para conseguir dormir e, mesmo dormindo 8h ou mais horas, o sono não é reparador. - RIGIDEZ MUSCULAR
- DISTÚRBIOS EMOCIONAIS, como ansiedade, estado depressivo, irritabilidade.
- ALTERAÇÕES COGNITIVAS: dificuldade de concentração, perda de memória, confusão mental.
O paciente com fibromialgia pode apresentar também enxaquecas, tonturas, distúrbios gastrointestinais, assim como, intolerância a odores, sons e luzes intensas.
A CAUSA da fibromialgia é ainda desconhecida, contudo constatou-se que o cérebro dos pacientes compreende a dor de modo mais acentuado. Geralmente, a doença manifesta-se logo após o paciente se expor a infecções graves causadas por vírus, doenças autoimunes e traumas físicos ou emocionais.
- Estudos relatam que mulheres com mais de 40 anos e que já vivenciaram algum conflito psicológico são mais suscetíveis à doença.
O DIAGNÓSTICO é dificultado pela carência de exames que comprovem ou excluam a doença. Dessa forma, ele é fundamentado nas queixas, no histórico clínico e nos exames físicos, levando-se em consideração os seguintes critérios:Dor persistente por mais de 3 meses. - Dor generalizada (afeta o lado esquerdo e o direito do corpo, acima e abaixo da cintura).
- Dor ao toque entre 9 e 11 dos 18 pontos-gatilho.
Apresentar, pelo menos, dois dos quatro sintomas: cansaço, distúrbio emocional, transtorno no sono e dores de cabeça.
Embora não haja cura para a fibromialgia, o TRATAMENTO OSTEOPÁTICO possibilita a diminuição dos sintomas pertinentes à doença, melhorando, assim, a qualidade de vida do paciente.O objetivo da abordagem osteopática é melhorar a mobilidade e a congruência articular, como também, restabelecer a funcionalidade do corpo como um todo. Para isso, são utilizadas técnicas manuais suaves e precisas.
Quando associado à prática de atividade física, alimentação adequada e diminuição do estresse, o tratamento osteopático dará ao paciente uma resposta mais rápida, efetiva e duradoura. Para isso, é sempre aconselhável o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.