OSTEOPATIA NO ALÍVIO DA TPM

Embora a TPM atinja um grande número de mulheres, não é normal sentir dores e desconfortos no período pré-menstrual.

Durante esse período, há uma tendência de as mulheres apresentarem retenção de líquido, dor lombar, insônia, depressão, dor de cabeça, irritabilidade, inchaço nas mamas, alterações da libido, do humor e dos hábitos alimentares, entre outros.

Geralmente, esses sintomas estão relacionados às desordens localizadas por todo o corpo as quais acometem o funcionamento adequado do sistema simpático, parassimpático, hormonal, ou mesmo, a mecânica natural dos ovários e do útero. No nosso corpo, tudo ocorre de forma simultânea e autorreguladora, portanto, todas essas desordens são bem mais complexas do que se imagina.

O Sistema Simpático origina-se na coluna vertebral. Sua função é deixar o corpo preparado para a ação e, assim, para os gastos energéticos. Ativado, ele reduz a atividade e a sustentação sanguínea para os ovários e útero. Os distúrbios vertebrais podem alterar o seu bom funcionamento e, como consequência, o útero e os ovários irão produzir sintomas pré-menstruais.

Por outro lado, o Sistema Parassimpático possui uma importante função reguladora dessas estruturas, auxiliando na “reposição” das energias gastas, assim como equilibrando o metabolismo corporal. Como o Sistema Parassimpático está mais associado ao crânio e ao sacro, as desordens dessas estruturas podem prejudicar a atividade referente a elas. Como consequência, haverá alteração na fisiologia dos ovários e do útero.

Já com os hormônios, ocorre algo muito semelhante. Havendo uma disfunção adjacente à glândula hormonal, haverá também uma redução do fluxo sanguíneo e, consequentemente, uma diminuição das respostas hormonais.
Até mesmo as alterações da pelve e das vísceras podem influir nessas estruturas por tensão de ligamentos e fáscias, as quais apoiam o útero e os ovários.

Portanto, as desordens da coluna, do crânio e da pelve podem provocar sintomas pré-menstruais, as quais, quando compensadas, produzem um estado de equilíbrio e harmonia desses sistemas, tornando possível a eliminação desses sintomas.

A OSTEOPATIA, com suas técnicas manuais suaves e precisas, oferece um tratamento bastante eficiente no que diz respeito aos desequilíbrios e distúrbios da saúde feminina. Tratando o corpo de forma integral, a abordagem osteopática trata os desconfortos do período pré-menstrual, e, dessa forma, possibilita a melhoria na qualidade de vida das mulheres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *