Dor nos joelhos… a Osteopatia pode ajudar
Mesmo sendo indispensáveis para nossa locomoção, poucas pessoas dispensam cuidados especiais com os joelhos, levando muitas vezes a lesões desnecessárias. Sobrecarregar os joelhos, movimentos repetitivos ou traumas articulares são as principais causas de lesões nessa região.
Cuidados para prevenir lesões não devem ficar restritos apenas aos joelhos, mas, sim, a todo o aparelho locomotor. Muitas disfunções nos joelhos decorrem de alterações nos quadris ou nos pés, ocasionando, muitas vezes, rompimento nos ligamentos ou, até mesmo, nos meniscos.
- A maior incidência de quadro de dor nos joelhos ocorre em virtude de:
- Doenças, como por exemplo, artrite e artrose (normalmente, afetam pessoas com mais de 60 anos)
- Obesidade (o sobrepeso sobrecarrega toda a estrutura óssea, articular, ligamentar e muscular do aparelho locomotor)
- Acidentes e fatores externos (quedas, lesões durante a prática esportiva, casos de luxação, entorse)
- Problemas nos meniscos e discos articulares (o enfraquecimento dessas áreas prejudica o processo de acúmulo ou eliminação de líquido, ocasionando dor, inchaço e inflamação)
A Osteopatia, sendo um conjunto de técnicas manuais, irá identificar as causas, analisar detalhadamente o grau e a intensidade da dor e tratar o problema com um protocolo terapêutico adaptado a cada caso de forma particular. Dessa forma, obtém-se o alívio da dor, restaura-se a função articular e previne-se a progressão da doença, proporcionando ao paciente melhor qualidade de vida.